9 de ago. de 2011

O Grêmio apoia a greve


Nós do corpo discente, aqui representados pelos movimentos estudantis, em acordo com a paralisação dos servidores técnico-administrativos e professores do IFG, explicitamos aqui nossas reivindicações para com a administração da instituição:
1)                  Solicitamos em caráter de urgência a contratação, e se possível a recontratação dos bolsistas da instituição, principalmente os da Biblioteca. Evidenciando a importância destes encontramo-nos em situação de BIBLIOTECA FECHADA, o que nos remete ao direito que todos temos de acesso à cultura e educação e à dependência de que a maioria dos estudantes tem de usar do espaço físico desta, bem como do conhecimento retido ou impelido de ser expandido e propagado no meio acadêmico. Demonstramos assim nossa indignação frente à barreira imposta à expansão do horizonte intelectual dos estudantes; e a custa de quê? Uma economia com cortes de bolsistas!

2)                  Solicitamos esclarecimentos junto a Reitoria pelo relatório de auditoria anual de contas do ano de 2009, onde se encontram expostos diversas divergências e incoerências quanto a despesas desta administração sem descrição de gastos.

3)                  Não se justifica a falta de investimento em aprimoramentos da tecnologia da informação na instituição, o que facilitaria a desburocratização dos processos e agilizaria o atendimento nas petições estudantis, bem como os processos de contratação de servidores, fornecedores e substitutos. Por isso solicitamos investimentos imediatos na busca de aprimorar estes sistemas e unificá-los garantindo maior eficiência e eficácia, princípios a serem seguidos pela instituição;

4)                  Pedimos mudanças urgentes quanto aos processos de aquisição de materiais de consumo para os laboratórios do IFG, bem como investimentos no tangente à manutenção dos equipamentos que compões estes, pois há equipamentos caros e de baixo custo de manutenção se deteriorando nos ambientes de ensino ao invés de serem utilizados pelos alunos e pela comunidade externa em aulas e oficinas, há de se esperar uma resposta da instituição não em palavras, mas em investimentos, no sentido de evitar tais contradições: se foram gastos “x reais” em investimentos para a construção/reforma dos laboratórios, não pode a instituição agora simplesmente não corresponder às expectativas dos usuários (alunos, professores, comunidade externa) dos laboratórios, pois nós quem vivemos a realidade de ensino e a dinâmica do sistema atual, sabemos que muito ainda pode ser feito, basta haver equidade entre as ações e prestações de contas da instituição;

5)                  Optamos por solicitar em investimentos de políticas sustentáveis dentro da instituição, que premiem ações internas de caráter global, como investimentos em pesquisas de impacto na comunidade local, na diminuição de emissão de gases, na construção de um sistema de sustentabilidade dos laboratórios, lembrando que esta instituição tem grande dever com relação à sociedade, pois a emenda criadora dos cursos tecnológicos e o estatuto deste instituto prevêem na objetividade destes preparar profissionais para atuarem no mercado de trabalho e alocando-os nos setores que necessitam de qualificações profissionais;

6)                  Solicitamos que sejam encaminhados pela instituição solicitação à Câmara e ao Senado para regularização dos profissionais já formados junto à sociedade, para que sejam firmados piso e teto salarial de cada categoria, bem como descrições das funções e permissões das atividades a serem executadas, evitando a desqualificação que muitos profissionais formados por esta instituição sofrem hoje para se ajustarem na realidade do mercado de trabalho.

25 comentários:

  1. O maior problema é que o Grêmio tomou essas decisões sem consultar os alunos, talvez tenha consultado uma minoria deles.
    A greve irá nos prejudicar, principalmente alunos que estão cursando seu último ano, e nada garante que hajam melhorias.
    Eu e muitos outros alunos somos CONTRA mas o Grêmio Estudantil não nos deu a oportunidade de participar dessa decisão.

    ResponderExcluir
  2. E você tira a base da sua maioria por onde? Pelo seu grupo de amigos?
    Greves sempre prejudicam alguém, é uma consequência infeliz, mas os professores não querem nos atingir com ela, querem atingir a reitoria - e nada garante que hajam melhorias, mas os professores estão fazendo o certo e se mobilizando por aquilo que acham certo, e nós deviamos fazer o mesmo.
    E a oportunidade de participar de QUALQUER decisão do grêmio sempre esteve aberta, as reuniões semanais do grêmio são abertas a todos, não diga que não teve oportunidade porque oportunidade é o que não faltou.

    ResponderExcluir
  3. Eita Gremio lixo, ao invés de lutar contra a greve faz é apoia-la.

    ResponderExcluir
  4. Eita Gremio lixo, ao invés de lutar contra a greve faz é apoia-la.[2]

    ResponderExcluir
  5. Tem gnt que so sabe reclamar mas nao faz nada qnd e preciso!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Vcs que se acham lideres do gremio são tão inconsequentes quanto os responsáveis pelos problemas enfrentados por nossa instituição!!
    A greve é mais nociva a nós alunos do que a reitoria pois é o nosso futuro que esta sendo adiado por uma greve reivindicada pela minoria que se acha maioria !!!!
    Vcs são uma vergonha!

    ResponderExcluir
  7. Esse apoio a greve pelo "Gremio" não reflete a ideia geral dos estudantes!!!!

    ResponderExcluir
  8. Voces :"minoria do gremio" se quiserem greve fiquem em casa!!! Ninguem vai sentir falta de vcs!!
    Agora dexa quem quer estudar ter aula!
    Gremio lixo !!
    Vejam que a maioria dos posts mostram a revolta pelo apoio a greve!

    ResponderExcluir
  9. Olha só, espertão, qualquer babaca pode vir aqui e fazer um monte de comentários anônimos imitando diferentes opiniões e isso não significa que você seja maioria, só que você é um babaca. Se quiser discutir como gente racional e civilizada, compareça a assembléia de sexta-feira.

    ResponderExcluir
  10. acho que essa maioria pode ser comprovada aqui: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115943543
    são mais de 3.000 participantes. QUEREMOS AULA

    ResponderExcluir
  11. Esses imbecis do grêmio acham que estão certo. Mas vendo pelos cursos que eles fazem da pra ver que eles gostam é mesmo de uma vida mansa.Pra que lutar contra a greve se o que eles querem é a continuação das "férias". Falar que apoia greve porque as contas não batem.piada.

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....Dei trela !!!
    Falou e disse !!! Esse povo quer vida mansa e fica ai apoiando a greve!! affff....Se quer ferias fica em casa !!
    E essa de laboratorio ruim é engraçado..nunca entrei em um laboratorio tao ruim que nao da pra ter aula !!!
    Se quer ar condicionado e cadeiras estofadas vai pra Catolica...La deve ter ate mordomo pra cada aluno...Reclamam de barriga cheia...
    E nao acredito que um PROFESSOR possa ganhar 1200 reais por mes..isso é menos que uma professora de colégio estadual..Agora tem mto servidor administrativo que eu vo te conta viu !!
    NÂO FAZEM NADA e ainda querem aumento e nao querem ser despedidos!!!
    Isso é uma piada...

    ResponderExcluir
  13. Não estamos grilados pq vcs apoiam a greve, afinal cada um tem o direito de expor sua opinião!Agora só nao da é pra usar o nome de todos os estudantes pra manipular e dar falsas impresoes...Se acham greve certo..coloquem o nome de vcs na frente nao o nosso!

    ResponderExcluir
  14. Da próxima vez, pelo menos avisem os alunos das reuniões para discutir as decisões.
    Vá fazer greve, VOCÊS, Grêmio !

    ResponderExcluir
  15. Pra que que serve o grêmio mesmo? Ah é, eles servem pra dar voz aos estudantes em reuniões importantes, mas nosso grêmio não funciona dessa maneira...

    ResponderExcluir
  16. ...É QUE NÓS SOMOOS DIFERENTES ; O NOSSO GREMIO TOMA DECISOES SÓ DO GRUPINHO DE ATOA DELES... E OS ALUNOS MESMOS NÃO TEM NENHUMA PARTE NISSO, NEM NOSSAS OPINIÕES SÃO CONTADAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Olha eu acho que o gremio fez errado em apoiar a greve, porq iremos ficar sem aula,e provavelmente não conseeguiremos muita coisa.Não basta ficar 4 anos aqui,tem que tirar minhas férias.

    ResponderExcluir
  18. 3000 não significa maioria nem no IFgoiânia, quem dirá em todos! E essa comunidade abarca todos os IFs!

    ResponderExcluir
  19. gente vocês votaram no grêmio agora eles tem direito a fazer essas decisões por vocês, agora guenta... e igual presidente

    ResponderExcluir
  20. Eu vou começar a responder vocês, quando vocês começarem a criar coragem de dar a cara a tapa e parar de comenta em Anônimo, que tal? Adora reclamar, mas não quer mostrar as caras, né? Muito maduro...

    ResponderExcluir
  21. Grande Glauber, faz a idiotice depois vem dar pinta de macho falando para não aparecer anônimo.

    ResponderExcluir
  22. ASSEMBLEIA GERAL DOS ESTUDANTES

    Sexta - Feira, dia 12-08.
    As 8h, no Auditório Demartin Bizerra.

    Pauta: Informes sobre a Greve.
    (Pode acrescentar mais itens)

    VENHA E ESPONHA SUAS IDEIAS! ESSE É O ESPAÇO LEGITIMO PARA DEBATES, E TOMAR DECISÕES PARA OS ESTUDANTES!

    ResponderExcluir
  23. Muitos de vcs "ai" acham que o gremio apoia a greve só pra não ter aula, ou por arroaça, sim tem gente no meio deles, aliás, pode ter que pense assim, mas vcs nao entendem o verdadeiro significado da greve, é reivindicação, tem outro meio de reivindicar sem ser por pressão - GREVE ?

    pensem nisso, muitas conquistas feitas dentro do nosso país, que nao foram muitas , mas tbem nao foram poucas, foi por meio de protesteos, greves.

    ResponderExcluir
  24. logico q tem milhões de meios para revindicar esse tipo ação... não precisamos perde nossa semestre letivo sendo q boa parte dos professores são contra a greve e por serem parte do sindicado.. são obrigados a aderirem a greve... na votação q ocorreu semana passa tinha aposentado votando o que a porra de um aposentado ta se metendo... o gremio tinha q ser contra a greve e a favor das melhorias --'se a desvio de verbas abri um processo junta varias pessoas q tem alguma base pra afirma o desvio de verba e comecem um processo judicial para avaliar a situação nos não precisamos perde nosso semestre por isso... meu laboratorio tem completa condição de ter aula e na verdade ele ta ateh bem não possui os melhores equibamentos do mundo porem possui alguns equipamentos bons tem os ruim porem se eu aprender a mexer nele bem com certeza conseguirei com qual quer outro .... essa porra de gremio só q mana deitado --' vão estuda bando de vagabundo....

    ResponderExcluir