9 de ago. de 2011

O Porquê do grêmio apoiar a greve!


A greve no sentido imediato acaba prejudicando muito os alunos, mas em longo prazo, se torna a única forma de melhorarmos a situação no IFG, os próprios professores também não gostam, afinal, são que nem nós: não gostam de ficar sem férias, tendo que trabalhar sábados e feriados! Mas assim como é terrível para os estudantes estudarem em laboratórios precários os professores precisam das mínimas condições para transmitirem o conhecimento com qualidade: imagine só um professor que trabalha todos os dias, nos três horários, e ganha um salário de R$1200,00; fica praticamente impossível para ele (por mais que queira) dar uma aula decente!
Se chegamos num patamar onde a greve é cogitada significa que as condições já estão muito precárias, então é nosso dever apoiar a greve, imediatamente pode ser bastante prejudicial para todos, mas é o último recurso que encontramos, pois afinal de contas, os cortes do governo para a educação nos atingem diretamente (um exemplo disso é nossa biblioteca fechada pelo corte de bolsistas). É melhor demonstrarmos nosso apoio do que ficarmos de braços cruzados, nos conformando enquanto a educação se deteriora e pensando “não vamos nos mexer, afinal não vai dar em nada”. Óbvio que seria mil vezes melhor se não precisássemos de greve, se os professores tivessem boas condições de emprego, se a própria educação estivesse em boas condições, mas já que não é assim a greve acaba sendo indispensável. Com a luta de todos nós convenceremos nosso governo de que a educação é mais importante que os bancos, que vêm recebendo créditos enquanto a educação recebe cortes. Por isso apoiamos a greve! Como ultimo recurso para salvar nossa educação!

7 comentários:

  1. Substituto - R$2.200,00
    Efetivo - 5.000,00 até 8.000,00

    ResponderExcluir
  2. Se essas melhoras exigidas refletissem no ensino na Instituição, a greve seria sim apoiada por estudantes! Porém essas mudanças não são repassadas para nós, "meros" estudantes.

    Quanto parte administrativa eu só tenho a reclamar, quando procuro alguma informação (seja na coordenação do meu curso ou no COSIIE)NINGUÉM sabe me informar NADA. Como estudo no período NOTURNO muitas vezes para conseguir tal informação tenho que ir no período diurno.

    Se todos os problemas fossem resolvidos apenas com aumento dos salários dos funcionários seria simples mesmo, apenas com a greve resolveriamos todos os transtornos que nós estudante somos obrigados a enfrentar, porém essa não é a solução para os REAIS problemas da Instituição! Devemos lutar pelos direitos que nós, ESTUDANTES temos, e não apoiar uma greve que não reletirá em nada na Instituição!

    ResponderExcluir
  3. Posso garantir que salário melhor não vai melhorar a qualidade das aulas... Continuarão as mesmas ladainhas decoradas e repetidas de páginas que qualquer aluno tem acesso...

    ResponderExcluir
  4. É importante saber que as reivindicações dos professores vão muito além de um reajuste salarial, para quem ainda não procurou se informar melhor à respeito, grande parte dos pontos é também uma melhoria pela instituição e principalmente para os estudantes.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A consequência mais direta dessa agitação ignóbil: perda de período letivo, com posterior reposição aos sábados e durante o decorrer das férias de discentes e servidores. E vocês brigando por direitos, dizendo-se os representantes de uma maioria? Faça-me o favor. Qual o conceito de maioria? Devemos ao menos dotarmo-nos de determinada sensatez. Meu direito é poder assistir a todas as aulas e não afastar-me do meio acadêmico devido a uma reivindicação sem previsão de fim, proposta por um grupo de estudantes extremistas e com pretensões políticas implícitas. É por estas e outras que se dá o processo de desabono das estruturas sindicais em todo o país: devido a ações mal planejadas, que culminam no prejudicar de muitas pessoas, inclusive aquelas que consideram a greve a melhor alternativa ao “incitar” dos governantes omissos ou corruptos. O piso salarial dos servidores federais é um dos melhores e o congelamento do aumento salarial é uma realidade comum a todos os outros setores trabalhistas, inclusive o dos pais de vocês. Aliás, vocês não devem saber nem ao menos o que é uma crise inflacionária, pois recebem todo mês uma mesadinha que não sofre deflação ou inflação há muito tempo não? Vão estudar ao invés de prejudicar a quem em momento algum sentiu-se lesado. Se fossemos abster-nos de nossas atividades trabalhistas e estudantis toda vez que fosse explicitado algum escândalo corruptivo em instituição pública, viveríamos em uma infindável greve. Quando vocês abandonarem as fraldas, verão que uma greve não soluciona nenhum problema e sim uma escolha racional de nossos governantes. Isto é claro, se até isto acontecer vocês já não estiverem ocupando algum cargo no Congresso Nacional, que é o futuro de todo patético extremista burguês.

    ResponderExcluir
  7. Meu sonho é "mal remunerado" como os professores do IFG e das demais instituições federais do país....

    ResponderExcluir