Lembrando que caso algum filme que você queira ver nas votações está na lista de filmes antiga, você tem que mandar uma sugestão com o nome do filme, fazendo um comentário nessa postagem, através do nosso twitter(@gremio_ifgyn), através do nosso e-mail(gremioifgyn@gmail.com), ou do nosso orkut.
Uma mudança: A votação a partir de agora durará até terça-feira, e o filme escolhido será postado aqui na quarta-feira. A sessão continuará sendo às quintas-feiras, às 13:30, na Cinemateca(qualquer mudança será avisada o mais breve possível).
Mas bom, vamos à votação:
Eu peço fortemente que vocês enviem mais sugestões, porque assim fica muito mais fácil montar uma votação justa e equilibrada, além de criar novas possibilidades, como votações temáticas, de gênero, votações só de filmes nacionas, votações de diretores específicos, etc. Ficaremos muito agradecidos! :)
Filmes já exibidos:
Na Natureza Selvagem(28/04)
Donnie Darko (17/03)
Laranja Mecânia (10/03)
Donnie Darko (17/03)
Laranja Mecânia (10/03)
Hair (24/02)
Eu quero ver o filme
ResponderExcluirO Iluminado (The Shining)
para a proxima exibição e sugerir o filme uma mente brilhante.
Danilo
Para os filmes nacionais, sugiro: Deus e o Diabo na Terra do Sol, Terra em Transe, Lavoura Arcaica, Cidade de Deus e O Pagador de Promessas.
ResponderExcluirE queria sugerir um tema: filmes de Buster Keaton. O trabalho dele precisa ser divulgado para os alunos, que acham que o Chaplin é o primeiro e soberano rei do humor corporal.
Ou sair da "mesmice", fazendo uma sessão de Jim Jarmusch, ou Glauber Rocha e quem sabe um Polanski ou Lynch
Enfim, estas são minhas sugestões.
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus (The Imaginarium of Dr. Parnassus)
ResponderExcluir.."Moulin Rouge"..?!!??..pq não elaborar uma listagem de filmes..cuja programação esteja pautada no debate..seja ele de cunho politico, histórico, filosofico ou cultural..
ResponderExcluir..q tipo de debate pode se esperar de um musical.(
Moulin Rouge..)..???????????????????
.respeito a opção de cada um..desde de q ela atenda um sentido maior ..q não seja apenas fazer dessa iniciativa louvavel(Cine IFG)..uma mera extensão da sala de estar..
..é necessário antes pensar na possibilidade do debate..pra depois pensar no filme q vc "Alugaria"..pro seu fim de semana.!!!
Gilberto Braga
Gilberto Braga, acho que acima de tudo, um filme deve promover o debate CINEMATOGRÁFICO. O resto é consequencia. Moulin Rouge teve uma grande importância para o cinema moderno (principalmente do século XXI), já que retirou do túmulo um gênero morto, o musical. Além de ser inovador em sua direção de arte (repleta de cores vibrantes e cheias de vida, que dão o tom necessário ao filme), a sua direção, que traz um ritmo frenético e agitado, cenas musicais que mixam músicas já existentes (como All You Need Is Love, dos Beatles), e claro, o romance do filme é que absolutamente fabuloso. Como diria o mestre Truffaut: um filme idiota mas enérgico pode ser melhor cinema que um filme inteligente e frouxo.
ResponderExcluirSe você não percebe isso tudo e vê Moulin Rouge como um filme "bobo", SHAME ON YOU!
Por outro lado, o Dr. Parnassus não promoveria discussão alguma, já que o filme é repleto de falhas. É uma vergonha que um filme mediano como este, esteja na frente de obras-primas do cinema como o inteligente e intrigante Cidade dos Sonhos, o belo Moulin Rouge, o pertubardor Réquiem para um Sonho e o brilhante Quero Ser John Malkovich, escrito pelo grande Charlie Kaufman.
Aliás, aposto que 90% dos que votaram no Dr. Parnassus, foi por causa do elenco.
Pra complementar, você diz: "q tipo de debate pode se esperar de um musical?". Bem, aparentemente, você é bem desinformado. Hair, por exemplo, pode gerar inúmeras discussões, assim como Thw Wall e até mesmo o recente Chicago. Minha dica: pesquise um pouco antes de falar asneiras.
ResponderExcluir..como disse antes..'respeito a opção e a 'opinião' de cada um..desde de q ela atenda um sentido maior..q não seja apenas fazer dessa iniciativa..uma mera extensão da sala de estar..' ou no caso citado..a mera extensão do seu alter ego...tive a impressão meu caro Júlio Pereira..de q o fundamento..principio e motivo desse espaço..fosse a pluralidade de opiniões (critica)..fosse um espaço democrático..pelo visto a sua concepção de democracia..não se diferencia daquela q nos torna pessoas menores..miseráveis e sem direito a opinião..usadas apenas pra "votar"..em A..B..ou C.. se o caso do filme á ser exibido tenha por motivação desses 90% que votaram como vc disse, no filme Dr. Parnassus, seja por causa do elenco...é de se respeitar pq vem de uma maioria..
ResponderExcluiruma sugestão:..não vá!!..fique em ksa..alugue um filme..e q tenha a profundidade da sua subjetividade rasa..e q tenha as cores da sua arrogância..tenho certeza q vai combinar com a sua vocação mediocre á critco de artes.
E sobre o musical Moulin Rouge..qnd postei 'q tipo de debate pode se esperar de um musical'?? ..eu me referi tão e somente á esse musical(Moulin Rouge).era uma pergunta..cuja a resposta poderia nos mostrar qual a relevância de se descutir apenas estética cinematografica..deixando de lado outros aspectos importantes..q é claro q em pessoas como Voce passam por despercebido.."(um filme deve promover o debate CINEMATOGRÁFICO. O resto é consequencia)"..talvez seja a sua ignorância uma dessas concequencias.
Aproveitando o seu comentário nada original á cerca desse filme e é claro acima de tudo a sua superficialidade.O filme em questão foi bem recebido apenas pela critica q previlegia a industria holiwoodiana..e é claro q isso lhes convém..qnd na verdade(na minha opinião) trata-se de um filme histérico,exagerado, irritante,excessivamente editado e equivocado a fragilidade e obviedade da trama..Parece um enredo simples e é, se não recebesse o reforço do cenário e figurinos luxuosos, em estilo hindu..É um filme medíocre no sentido mais estrito da palavra. Mediano, meia-bomba, sem-gracinha, ralo... Não há nada no filme que mereça ser assim tão aclamado...ou tão odiado.
O destaque na mídia e o blablablá em torno do musical-tresloucado parecem fazer parte de mais uma sequência de seu próprio circo-colorido do qual participam essa parcela dos críticos de cinema: o espetáculo pelo espetáculo? É isso?...
parece ser um tesouro inimaginável para a crítica cinematográfica. São inúmeros os filmes taxados antes mesmo de ter tempo de ser absorvidos pelo público. "Taxados" pois não se vê, não se lê, uma discussão ponderada sobre os filmes, mas uma espécie de bafafá chamativo em que a pauta central de um Blog pode-se parecer muito mais um outdoor publicitário do que um espaço de diálogo sobre o cinema. No caso de Moulin Rouge, essa postura da crítica fica ainda mais insustentável quando, diante de sua projeção medíocre somos obrigados a nos perguntar o que é que pode haver de tão odioso-apaixonante num filme-video-clip tão lugar comum?
ResponderExcluirUm filme baseado em choques visuais motores que nada tem a dever ou ganhar de uma cultura videoclípica que a TV a cabo já se encarregou de banalizar na última década... A questão é que os choques visuais aclamados no filme pecam pela mesma falta de sentido que são a marca da grande massa da produção de vinhetas de tv e da publicidade. Isso é: a atração do choque visual age como uma atração formal imagética crua, calcado muito mais nos impulsos luminosos-motores do que na reviravolta das idéias apresentadas. Vê-se a forma em seu caráter mais mecanicamente copiável e acomodativa, da forma enquanto Aparência pura e simples que pouco nos remete a uma postura diferenciada de processo criativo. Num filme como Moulin Rouge, parece não haver processo, apenas a forma aparente final em que, como o espetáculo cantado por seus personagens, parece ser indiferente Quem, ou Quens, estão por trás daquele jogo de luzes pseudo hipnóticas. "Pseudo" porque nem mesmo nos lançam a uma percepção diferenciada, "pseudo" porque nos invadem de formas e cores sem que nossas próprias formas e cores sejam remexidas. O filme nos atravessa como um fantasma, sente-se um frio na espinha, ajeita-se na cadeira e nada mais há a se fazer... ou pensar. Estamos felizes o suficiente por reconhecer aquelas musiquinhas todas! O mundo pop é um pouco disso: uma autoafirmação do indivíduo diante da multidão ao se reconher nos ícones culturais sem se preocupar com os sentidos a que os ícones remetem – o sentido é o do próprio auto-reconhecimento!
..Não espero a sua compreensão meu caro..+ essa é a minha opinião e se lhe parece informada ou desinformada..vai de acordo com o seu senso cognitivo..ou a falta do mesmo...ou faça como eu tenha a ambição de permanecer 8 anos da sua vida em uma faculdade de Comunicação social com enfase em Jornalismo..e com especialização em critico cinematografico..talvez assim vc crie um "blog"
ResponderExcluirMinha dica:..construa uma caverna..escreva nas paredes..leve sua coleção de espelhos e filmes..pro caso de querer continuar masturbando o seu Ego...e suba no lugar mais alto q vc já viu...quem sabe de lá vc possa ver o tamanho da sua insignificância.
Gilberto Braga
Na minha opinião, seja o filme cult ou não, besteirol ou não, se foi eleito por uma maioria deve sim ser exibido, o Cineifg é democrático e aceita sugestões dos mais variados cunhos, o principal objetivo do projeto é trazer entretenimento para os alunos e servidores, e não discussões temáticas, se isso ocorrer, ótimo! Será de bom grado, caso contrário terá cumprido muito bem seu objetivo: divertir! E para os mais "cults" existe um projeto de análise de filmes com caráter cultural, após a exibição dos filmes sempre é aberto um círculo de debates sobre o filme e o cinema.
ResponderExcluirOutra coisa, não sei nem porque ta tendo esse MIMIMI aqui, não vejo ninguém aqui no Cineifg, acho que antes de questionar você deve participar! A partir do momento que eu ver algum de vocês lá, aí sim tudo bem, aceitarei ouvir essas críticas, caso contrário, pode chorar! Porque o choro é livre!
Gilberto, um filme tem que ser visto pela sua proposta, e isso é indiscutivel. Moulin Rouge propõe uma renovação dos musicais, uma nova "roupagem". Além de exemplificar a linguagem cinematográfica que o século XXI vem aderindo, a que prioriza visuais (vide Avatar), não se render a ela é estupidez. É como dizer que o 3D veio para estragar o cinema. A importância de Moulin Rouge para o cinema atual é inquestionável! O roteiro de Moulin Rouge, aliás, não é original (e eu nunca disse isso), mas não é ruim. Trabalha bem o romance, os conflitos, a época. Mas o filme se sobressai pelo visual e é como um filme extremamente visual que tem que ser encarado, não vou citar novamente Truffaut, a frase dele explica PERFEITAMENTE porque Moulin Rouge é uma obra-prima moderna. Dizer que só os críticos que privilegiam Hollywood aclamaram Moulin Rouge é um absurdo, tendo que visto eu que vejo todos os tipos de filmes, e cito inúmeros críticos que amaram o filme e não são críticos que elogiam apenas o cinema Hollywoodano.
ResponderExcluirSobre o seu comentário dizendo que musicais não gerariam discussão, você não especificou Moulin Rouge. Aliás, Moulin Rouge gera nem que seja uma discussão sobre o cinema moderno, mas gera.
E dizer que é video-clipado é aparentemente, uma falta de conhecimento sobre o que é um vídeo-clipe. Aceito que chame um filme como Across The Universe de um enorme video-clipe (inclusive, eu defendo esta idéia), sendo que o filme não tem liga alguma e só serve para exibição de musicas.
Sobre a minha falta de respeito com a opinião alheia, peço desculpas, mesmo sendo tarde demais.
Obs.: Aprenda a sintetizar suas idéias. Você falou, falou, falou, e não disse nada.